Fic em Forma

Juarez, Klaus, Guilherme, João Alberto

COMIDA VEGETARIANA

cardapio

Pedidos: rosechm@terra.com.br

YouTube - Caminhar (vs) Correr

http://www.youtube.com/watch?v=wFQrfmz_Ldo

YouTube - Caminhar (vs) Correr

FIC EM FORMA NO YOU TUBE

Divulgação Off line da Campanha Fic em Forma

Equipe 1 Equipe 2 Equipe 3

Nos dia 10, 11 e 12 a equipe Fic em Forma esteve reunida na Faculdade Integrada do Ceará para a panfletagem e divulgação da Campanha off line do Blog.

Foram distribuídos 3.000 panfletos para divulgar a premiação da Campanha Fic em Forma, onde os ganhadores serão contemplados com 1 mês de academia ou 1 teste de ergoespirometria GRÁTIS.

Klaus panfleto

Velocidade com Fic em Forma

CUIDE BEM DOS SEUS PÉS

UNHAS: Quando o assunto é corrida, apará-las uma vez por semana não é qustão de vaidade, mas de desempenho. Afinal, unhas compridas sofrem com a pressão dentro do tênis e podem encravar ou cair.

CALOS: Aparecem como escudo contra a pressão contínua sobre o mesmo ponto da pele e o atrito com o calçado. Evite-os usando um tênis que dê folga para o pé enquanto corre e hidrate bem a pele.

BOLHAS: Previna-se calçando meias bem justas para correr (dê preferência em tecidos que absorve a transpiração), passe vaselina nas áreas de maior atrito e fuja de tênis apertados.

Fic em forma

ENTRE NO EIXO

Pensa que é só sair correndo? ERROU. Cada parte do corpo tem uma função importante no movimento e precisa estar no lugar certo a cada passada.

CABEÇA: Não pode ficar enterrada entre os ombros nem voltada para baixo. Mantenha o olhar no horizonte e o queixo em 90 graus com o pescoço.

COSTAS: Têm que ficar alinhadas com o pescoço, os ombros e o quadril.

BRAÇO: Os cotovelos ficam flexionados a 90 graus, com punho e mãos relaxados. Os braços fazem movimento de pêndulo, a fim de ajudar no equilíbrio e na impulsão.

ABDOME: A barriga levemente contraida mantém o centro de gravidade do corpo estável”, explica o ortopedista Wagner Castropil.

JOELHO: Cada vez que lançar a perna para frente e para tras, flexione o joelho um pouco, a fim de compensar a sobrecarga na articulação a cada passada e previnir traumas por esforço repetitivo.

PÉ: Toque o solo com o calcanhar, transfira o peso para a planta do pé e então para os dedos, dando impulso para a passada seguinte.

Fic em Forma

O QUE PROVOCA AQUELA PONTADA NA LATERAL DO CORPO?

O mais provável é que você esteja correndo além da sua capacidade e respirando errado. “Quando o treino esta muito pesado, a pessoa faz uma respiração ineficiente e deixa de levar oxigênio e nutrientes à musculatura, que responde com a dor”, esclarece Claudia zamberlan, Se acontecer com você desacelere.

QUAL É O TREINO IDEAL PARA EMAGRECER? E PARA GANHAR RESISTÊNCIA?

 

Para secar gordura, o melhor é correr distâncias maiores com intensidade contínua e moderada, entre 70 e 75% da sua frequencia cardíaca máxima [FCm]”, ensina o coordenador de corrida da academia triathon, Armando Jr. “Para mais condicionamento, faça um treino com tiros de 80 e 90% da sua frequencia cardíaca máxima”.

É MELHOR COMEÇAR NA RUA OU NA ESTEIRA?

 

A máquina é a mais segura para os iniciantes, já que a maioria dos modelos vem com sistema de absorção de impacto de fábrica. O asfalto é ideal para os veteranos, mas é onde existe mais riscos de se machucar, por causa da dureza do piso. Um bom programa de corrida deve intercalar os terrenos, a fim de variar os estímulos e reduzir o perigo de contusões.

QUE ATIVIDADES PODEM TURBINAR MEU TREINO?

Na academia, faça abdominais, leg press, cadeiras extensoras e adutoras, gêmeos na máquina, mesa flexora e extensão de lombar a fim de fortalecer as partes mais solicitadas pelo exercício. Natação e ioga também são boas opções para incrementar a capacidade pulmonar e a flexibilidade.

MANHÃ, TARDE OU NOITE?

A fisiologista Claudia Zamberlan de São Paulo, defende que a melhor hora para treinar é quando o corpo pede. “Algumas pessoas funcionam de manhã, outras à noite, não importa o que acontece com o corpo em cada momento”. Mas alguns atletas se saem melhor em resistência, força e capacidade aeróbica entre as 16h e 19h. “Isso porque os músculos ficam mais flexicíveis e os níveis de testosterona (hormônio construtor dos musculos) atinge o pico à tarde”, diz Giuliano Mota, fisiologista.

Fic em Forma

Corpo são, mente sã.

Homens que praticam exercícios físicos intensos de forma regular na juventude têm menos chance de sofrer da doença de Parkinson quando comparados com os que não os praticam. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Harvad, nos Estados Unidos. O estudo acompanhou mais de 48 mil homens e mais de 77 mil mulheres previamente saudáveis, desde 1968. Para a coleta de dados, os participantes preenchiam questionários sobre doenças existentes, hábitos de vida e atividades físicas e de lazer. Revistos a cada dois anos até o ano de 2000, nos questionários eram listadas atividades como caminhada, ciclismo, natação, corrida, tênis, squash, exercícios aeróbicos, além de anotações quanto ao número de lances de escada que subiam a pé diariamente. Os homens com exercício físico regular desde o início do estudo apresentaram uma diminuição do risco de sofrer de Parkinson em 50%. Praticar exercícios físicos intensos regularmente trouxe o benefício de diminuir o risco em 60%. As mulheres também apresentaram uma diminuição do risco de sofrer da doença, porém essa diminuição não foi estatisticamente significativa. O mal de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que atinge as pessoas geralmente após os 50 anos e se manifesta em cerca de 1% da população mundial com mais de 60 anos de idade.



Fonte: http://centiser.com.br/news.php?id=5

COMIDA X CORRIDA

Aquilo que você coloca para dentro da sua máquina faz toda a diferença na performance dela na pista. Aprenda o que comer antes e depois do exercício e como adaptar a alimentação de acordo com o seu objetivo.

ANTES DO TREINO: O que você vai comer depende de quanto vai correr: se for menos de uma hora, faça um lanche antes e hidrate-se até o final do exercício. Quem vai treinar por mais de uma hora precisa repor carboidratos durante a atividade – 1 punhado de uvas passas ou 1 gel de carboidrato dão conta do recado.

DUAS HORAS ANTES: “Se correr à tarde, o almoço deve ser à base de proteínas magras e carboidratos de baixo índice glicêmico, absorvidos devagar e liberados aos poucos durante a corrida”, diz a nutricionista Suzana Bonumá. Opção: macarrão integral com molho de tomate e 1 bife de carne magra.

UMA HORA ANTES: Ainda é tempo de optar pelos carboidratos de baixo índice glicêmico, mas escolha algo mais leve, como 1 sanduíche de pão integral com queijo branco e geleia ou 2 torradas integrais com o mesmo acompanhamento.

MEIA HORA ANTES: Prefira os carboidratos de alto índice glicêmico, de absorção rápida. Opção: 1 copo de suco de melancia ou 1 gel de carboidrato.

Fonte: Revista MEN’S HEALTH

HIDRATAR É PRECISO

Não espere a sede bater para baber água. “Ela é a primeira etapa da desidratação”, alerta Aulus Sellmer. Quando você transpira, manda embora água e sais minerais importantes para o organismo realizar suas funções vitais.

Para não sofrer as consequências – câimbras, tontura, desmaio –, a regra é repor na hora e na medida certas o líquido perdido. “Para atividades com mais de uma hora de duração, troque a água pelo isotônico”, afirma o fisiologista Giuliano Mota. “Ele repõe os sais minerais e os carboidratos e ainda fornece energia para os múculos”.

Mas cuidado com o exagero: essas bebidas esportivas, ao contrário da água, contêm calorias e, em excesso, podem pesar na balança. Água de coco e suco de limão, abacaxi ou laranja diluído em água substituem bem os isotônicos prontos. E lembre-se: a indicação é beber 150 mililitros a cada 20 minutos de atividade.

Fonte: Revista MEN’S HEALTH

Fic em Forma

Equipe Fic em Forma

  DSC02503DSC02506DSC02501 DSC02513DSC02522

Equipe Fic em Forma reunida na acadêmia

 

 

Campanha Fic em Forma

Concorra a um mês de Academia ou um teste Ergoespirométrico GRÁTIS. Confira aqui o regulamento da campanha:

1. Período da campanha: 1 de novembro de 2009 à 15 de novembro de 2009.

2. Premiação: 1 mês de academia (Valor máximo de R$ 100,00). Prêmio não será pago em dinheiro, será concedido ao ganhador um vaucher no valor estipulado na academia de sua escolha. Ou 1 Teste de Ergoespirometria, a ser realizado em Fortaleza.

3. Condições: 1 Mês de academia (Valor máximo de R$ 100,00), será concedido ao usuário que acessar o Fic em Forma e fizer o melhor comentário de nossas matérias. 1 Teste de Ergoespirometria, será concedido ao usuário do Fic em Forma que enviar a melhor matéria sobre esportes e/ou saúde para o e-mail ficemforma@gmail.com , tendo assim sua matéria publicada no Fic em Forma. Toda pessoa que for concorrer ao prêmio tem que enviar seus dados de contato para o e-mail ficemforma@gmail.com, informando em qual categoria está participando.

4. Área de atuação da campanha: Apenas na cidade de Fortaleza.

5. Elegibilidade dos participantes: Toda e qualquer pessoa residente na cidade de Fortaleza, que não tenha nenhum parentesco com nenhum dos participantes do Fic em Forma, como também da comissão julgadora.

6. Entrega e divulgação dos resultados: Os resultados serão colocados no Fic em Forma no dia 16 de novembro. Os ganhadores serão avisados e receberão o vaucher no dia 16 de novembro da equipe Fic em Forma, sendo todo o evento registrado por fotos dos vencedores.

Atenciosamente,

Equipe Fic em Forma.

Dicas para Iniciar uma Atividade Física

São vários os estudos que atestam a importância do exercício físico regular e bem orientado para prevenção e tratamento de várias doenças e, é claro, na melhora da qualidade de vida. Então, como iniciar um programa de exercícios físicos?

1. Faça uma avaliação médica, principalmente se você tem mais de 35 anos ou, mesmo sendo mais jovem, se tem algum antecedente pessoal ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares.

2. Providencie os exames solicitados pelo seu médico. Assim ele poderá identificar algum problema em fase inicial evitando seu agravamento.

3. Escolha um exercício que lhe agrade. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre.

4. Use os equipamentos adequados para a modalidade escolhida. Ciclistas devem usar capacetes e luzes de advertência nas bicicletas; para caminhadas ou corrida, roupas leves e tênis com bom amortecimento de impacto; musculação, luvas para evitar bolhas e calos nas mãos e assim por diante.

5. Programe suas sessões de exercícios para a maioria dos dias da semana e em horários com temperatura agradável. No mínimo 3 dias alternados. Se os exercícios forem intensos e diários, um dia na semana é para o descanso obrigatório.

6. Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.

7. Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após os treinos. Ao contrário do que muitos imaginam, se exercitar em jejum e não comer após a atividade acaba queimando massa muscular e não a gordura corporal.

8. Hidrate seu corpo. Devem ser consumidos entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar uma bebida isotônica. Verifique seu peso antes e depois dos exercícios. Se ele diminuiu você vai precisar repor com líquidos.

9. Faça exercícios de alongamento e flexibilidade antes e principalmente após os treinos. Isso é importante para evitar encurtamentos musculares e problemas nas articulações.

10. Se você é do tipo que não gosta de ficar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou parente para lhe acompanhar. Pode ser que vocês descubram mais um motivo para estarem juntos dividindo as alegrias de uma vida mais saudável e prazerosa.

Dr. Jomar Souza é especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte SBME

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/2197-Dez-dicas-para-iniciar-uma-atividade-fisica.htm

Trilhas e Enduros em Fortaleza

17-02-08_1307 De todos os esportes que já pratiquei (Surfe, Volley, Basquete, Futebol, Handbol, Patinação in line Street e Vertical, Wakeboard, Sandboard e etc) a prática de trilhas e enduros, sem sombra de dúvidas, foi o esporte que eu mais me identifiquei.

26-01-08_1147A foto acima é a realização de um sonho de consumo, uma CRF 230F, apesar de não estar no topo das motos disponíveis para a prática do esporte, posso afirmar que é uma excelente opção para quem já tem uma certa experiência e fica num meio termo em relação à custo financeiro das demais. A CRF 230F é uma moto totalmente preparada para o uso off road, ou seja ela não pode ser emplacada e por isso não pode trafegar em vias públicas, sendo restrito seu uso em trilhas, enduros ou motocross. Hoje para você adquirir esse brinquedinho é necessário desembolsar a bagatela de R$ 11.162,00 (Fonte: Banco Honda), para quem acha muito, calma, pois apenas de acessórios que coloquei por fora, o valor já passa de R$ 3.500,00, sem falar que você ainda tem que comprar os equipamentos de proteção, que custa em torno de R$ 1.500,00 (conferir foto ao lado), então sai realmente um custo alto, mas acredite, existem opções no mercado que passam da casa dos R$ 30.000,00 somente a moto, por isso meus amigos, tem que realmente gostar muito do esporte. Mas nem sempre foi essa maravilha não, quando iniciei, comprei uma DT 180 ano 86, que apesar de ser uma moto bastante ultrapassada, foi quem me ensinou muito do que sei hoje sobre motos, pois várias vezes ela dava problemas, então era inevitável aprender um pouco da mecânica. Já a DT 180, foi uma moto bem mais acessível em relação ao custo, pois paguei na época R$ 1.100,00, arranjei o capacete emprestado e fui me virando, comprando uma coisa de cada vez, mas para quem estava iniciando no esporte e ainda era estagiário, estava de excelente tamanho. No início, eu mal sabia andar de moto, foi praticando que acabei pegando o jeito e me apaixonando pelo esporte.

Pacatuba 07

Em Fortaleza hoje, existem vários locais para a prática do esporte, seja para trilhas e enduros, como também, pistas voltadas para o motocross. No meu caso particularmente, pratico trilhas e enduros, pois acho bem mais atraente o contato com a natureza, sem falar das paisagens que podemos desfrutar durante a trilha, a primeira foto é uma prova disso, pois foi tirada na serra do Juá, que para quem não conhece, é a serra que fica localizada entre a BR 222 e a CE 020, no caminho de quem vai de Fortaleza/ Sobral. Outra excelente opção, e confesso que é a minha favorita, a serra da Pacatuba, por possuir um clima bem mais agradável com sombra em quase toda a trilha, com vários riachos onde pode se refrescar durante o trajeto e também pelas várias opções de trilhas lá em cima, existem trilhas subindo na Pacatuba e descendo em Guaiúba, subindo na Pacatuba e descendo em Maranguape, entre várias outras.

Mas uma coisa é certa, independente do caminho que você escolha, posso afirmar que sempre terá como acompanhantes, a bela paisagem, o ronco dos motores, o contato com a natureza e é claro a presença dos amigos, garanto que é uma receita infalível para combater o stress e qualquer outro problema, pois basta subir na moto, que todos os problemas desaparecem, naquele momento é só você e ela, como diz a minha esposa, minha moto é a outra, pois geralmente quando saio para as trilhas passo quase o dia todo fora e sempre volto com muita lama e acabado fisicamente, mas extremamente feliz e renovado.

Esse é o esporte que me fascina, espero ter consiguido passar um pouco da minha paixão pelas trilhas para todos que estão ligados ao Fic em Forma, você pode conferir alguns vídeos no Youtube ou mesmo aqui no nosso blog.

Gostaria muito de saber sua opinião sobre a postagem, ou então, se você também tem uma paixão por algum esporte e quer ver sua postagem publicada no Fic em Forma, nos mande através do e-mail: ficemforma@gmail.com , pois tenho certeza que você também tem alguma excelente experiência para nos passar.

DSCF2191Por João Alberto Gurgel Neto, membro da equipe Fic em Forma

10 RAZÕES PARA VOCÊ AMAR FAZER DIETA

NÃO É SÓ DE “ÓDIO” QUE VIVE UMA DIETA. VOCÊ VAI VER QUE EXISTEM MUITOS MOTIVOS QUE PODEM DEIXÁ-LA SATISFEITA NESSA FASE.

1- Você vai ficar linda de biquíni;

2- A calça jeans fechará com folga;

3- A energia aumenta quando suas refeições são balanceadas;

4- Com a alimentação em ordem, o intestino funciona melhor;

5- Ingerindo menos gordura, sua pele ganha mais viço e brilho;

6- Os cabelos ficam mais bonitos, já que você estará em dia com os nutrientes;

7- A sensação de conseguir controlar seu peso faz maravilhas à auto-estima;

8- Mais magra, o humor melhora e você se sente socialmente integrada, animada para todos os programas;

9- A pressão arterial e o colesterol ficam sob controle;

10- O bem-estar espanta a depressão e atrai a felicidade.

Fonte: Revista Boa Forma

Fic em Forma

Saúde e Qualidade de Vida


Trilha das formigas Pacatuba

FIC esperto com o cigarro

 

      No corpo humano, o cigarro e o exercício travam uma queda de braço. O tabaco é responsável pela elevação da pressão sanguínea, pela diminuição da oxigenação nas células e por inflamações nos alvéolos pulmonares que estimulam a formação de muco e secreções e limitam a capacidade respiratória do indivíduo. O exercício age de forma contrária: ao abrir as vias aéreas e aumentar a ventilação do corpo, ele estimula a oxigenação, diminui a pressão sanguínea e favorece a eliminação das secreções. Sim, o fumante vai cuspir mais enquanto corre.

      “Além do fortalecimento do sistema respiratório,a atividade física diminui o teor de monóxido de carbono no organismo”, diz a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (Incor). “Durante o exercício, a nicotina também é metabolizada mais rapidamente, diminuindo sua concentração, o que explica por que muitas pessoas sentem a fissura de acender o cigarro logo depois” afirma.

      Uma boa notícia é que, se você fuma e mantiver a corrida com a mesma regularidade com que dá as suas baforadas, a atividade física levará a melhor nessa briga, reduzindo significativamente o risco de doenças causadas pelo tabaco e tornando-o, se é que é possível dizer isso, um “fumante mais saudével”.

      Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Investigação Médica de Barcelona, na Espanha, que acompanhou 6790 fumantes por 11 anos, uma quantidade de moderada a alta de atividade física está associada a um menor declínio da função pulmonar, reduzindo em 21% o risco de desenvolvimento de DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica, responsável pela insuficiência respiratória.

      As universidades americanas de Minnesota e Pensilvânia publicaram estudos que mostram que a atividade aeróbica reduz em 35% o risco de câncer de pulmão em comparação com fumantes sedentários. Uma das explicações é que a melhora da função pulmonar diminui a concentração de substâncias carcinogênicas. Nenhuma melhora, no entanto, é tão acentuada como quando o cigarro é abandonado.

      Veja como o corpo reage a partir do instante em que você decide largar o vício.

APÓS….

20 MINUTOS…sua pressão sanguínea e pulsaçãovoltam ao normal…

8 HORAS……o nível de oxigênio se normaliza….

2 DIAS……seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar degusta melhor os alimentos….

3 SEMANAS…..a respiração fica mais fácil e a circulação melhora….

3 MESES….a função pulmonar aumenta em 30%….

5 – 10 ANOS….o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e o risco de câncer de pulmão é a metade do de um fumante….

15 ANOS…..o seu risco de infarto é igual ao de alguém que nunca fumou….

…..E AI, É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE PARECE NÃO É?! HOJE É UM DIA MARAVILHOSO PARA INICIAR….

Fonte: Revista Runner’s World [outubro 2009]

Cerveja da barriga

cerveja

Seu fígado é responsável por centenas de funções, entre elas metabolizar o álcool ingerido. Se você bebe muito, ele prioriza essa tarefa e deixa de processar outros carboidratos, gorduras e proteínas acumulados sob a forma de gordura corporal. A luta por uma barriga seca pode ser prejudicada. “Se comer antes e tomar quantidade moderada de cerveja, até três ou quatro latinhas,a happy hour não sabotará seus planos. Mas fuja das frituras. Prefira carboidratos e proteínas de boa qualidade, como vegetais, arroz, batata, carnes magras e peixe”, diz o nutricionista Carlos Basualdo.

Fonte: Revista Runner’s World [outubro 2009]

Fic em Forma

Blog

Blog

IMC - calcule o seu

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m

Fic em forma na hora

Nosso Orkut

Siga-nos

Nosso Facebook

  

FIC vídeos no YouTube

Estatísticas



Acessos



Pesquisar


Seguidores Fic em forma

FIC lista de blogs

FIC é blogger