Fic em Forma

Juarez, Klaus, Guilherme, João Alberto

FIC esperto com o cigarro

 

      No corpo humano, o cigarro e o exercício travam uma queda de braço. O tabaco é responsável pela elevação da pressão sanguínea, pela diminuição da oxigenação nas células e por inflamações nos alvéolos pulmonares que estimulam a formação de muco e secreções e limitam a capacidade respiratória do indivíduo. O exercício age de forma contrária: ao abrir as vias aéreas e aumentar a ventilação do corpo, ele estimula a oxigenação, diminui a pressão sanguínea e favorece a eliminação das secreções. Sim, o fumante vai cuspir mais enquanto corre.

      “Além do fortalecimento do sistema respiratório,a atividade física diminui o teor de monóxido de carbono no organismo”, diz a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (Incor). “Durante o exercício, a nicotina também é metabolizada mais rapidamente, diminuindo sua concentração, o que explica por que muitas pessoas sentem a fissura de acender o cigarro logo depois” afirma.

      Uma boa notícia é que, se você fuma e mantiver a corrida com a mesma regularidade com que dá as suas baforadas, a atividade física levará a melhor nessa briga, reduzindo significativamente o risco de doenças causadas pelo tabaco e tornando-o, se é que é possível dizer isso, um “fumante mais saudével”.

      Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Investigação Médica de Barcelona, na Espanha, que acompanhou 6790 fumantes por 11 anos, uma quantidade de moderada a alta de atividade física está associada a um menor declínio da função pulmonar, reduzindo em 21% o risco de desenvolvimento de DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica, responsável pela insuficiência respiratória.

      As universidades americanas de Minnesota e Pensilvânia publicaram estudos que mostram que a atividade aeróbica reduz em 35% o risco de câncer de pulmão em comparação com fumantes sedentários. Uma das explicações é que a melhora da função pulmonar diminui a concentração de substâncias carcinogênicas. Nenhuma melhora, no entanto, é tão acentuada como quando o cigarro é abandonado.

      Veja como o corpo reage a partir do instante em que você decide largar o vício.

APÓS….

20 MINUTOS…sua pressão sanguínea e pulsaçãovoltam ao normal…

8 HORAS……o nível de oxigênio se normaliza….

2 DIAS……seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar degusta melhor os alimentos….

3 SEMANAS…..a respiração fica mais fácil e a circulação melhora….

3 MESES….a função pulmonar aumenta em 30%….

5 – 10 ANOS….o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e o risco de câncer de pulmão é a metade do de um fumante….

15 ANOS…..o seu risco de infarto é igual ao de alguém que nunca fumou….

…..E AI, É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE PARECE NÃO É?! HOJE É UM DIA MARAVILHOSO PARA INICIAR….

Fonte: Revista Runner’s World [outubro 2009]

Cerveja da barriga

cerveja

Seu fígado é responsável por centenas de funções, entre elas metabolizar o álcool ingerido. Se você bebe muito, ele prioriza essa tarefa e deixa de processar outros carboidratos, gorduras e proteínas acumulados sob a forma de gordura corporal. A luta por uma barriga seca pode ser prejudicada. “Se comer antes e tomar quantidade moderada de cerveja, até três ou quatro latinhas,a happy hour não sabotará seus planos. Mas fuja das frituras. Prefira carboidratos e proteínas de boa qualidade, como vegetais, arroz, batata, carnes magras e peixe”, diz o nutricionista Carlos Basualdo.

Fonte: Revista Runner’s World [outubro 2009]

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